Calibrando o pneu da bicicleta corretamente

A calibragem correta normalmente vem indicada na lateral do pneu mostrando a calibragem mínima e máxima (especificada pelo fabricante), como, por exemplo: “recommended pressure: 35-65 P.S.I” ou “keep inflated: 35-65 P.S.I.”


Veja algumas informações importantes para calibrar seu pneu corretamente:

  • Quanto mais fino o pneu, maior a pressão
  • Quanto maior a pressão, mas rígido fica o pneu
  • Pneu mais firme é ideal para usar em pista específica para alta velocidade
  • Pneus muito rígidos (ou com muita pressão) podem estourar com mais facilidade batendo numa pedra, por exemplo. Portanto, evite andar em terrenos arenosos e com muitas pedras com pneu muito cheio.
  • Pneus murchos (ou muito baixos) não amortecem os impactos e pode acabar danificando as rodas

O ideal é que o pneu da frente tenha de 2 a 5 PSI (pressão interna do pneu, também chamadas “libras”) menos pressão que o traseiro: isso aumenta a aderência em curvas.


“Colocar entre 2 a 5 PSI de pressão a menos no pneu dianteiro em relação ao pneu traseiro ajuda a aumentar a aderência nas curvas e, com isso dar maior segurança ao ciclista”, revela.
 

Existe no mercado um manômetro (medidor de pressão) portátil, relativamente barato”. Nunca confie nos seus dedos para checar a pressão dos pneus.

manômetro (medidor de pressão)



 

 

 

 

 

Confira a sugestão de calibragem (Confederação Estadual de Ciclismo do Rio de Janeiro):

  • Aro 26: de 35 a 45 PSI
  • Speed: de 100 a 120 PSI
  • Aro 16?: de 20 a 25 PSI
  • Aro 20?: de 20 a 35 PSI

Calibragens correspondentes aos diferentes tipos de bicicletas:

  • Mountain bikes: 36 a 40 PSI (dianteiro) e 38 a 42 PSI (traseiro);
  • Bicicletas de asfalto: 90 a 100 PSI (dianteiro) e 90 a 110 PSI (traseiro)
  • Mountain/ Estrada: 50 a 60 PSI (dianteiro) e 50 a 70 PSI (traseiro)
  • Bicicletas comuns aro 26?: de 35 a 45 PSI
  • Bicicletas comuns aro 20?: de 20 a 35 PSI
  • Bicicletas comuns aro 16? (infantis): de 20 a 25 PSI

Com esses parâmetros, é possível estabelecer pequenas variações com base no peso do ciclista, tipo de pneu, condições atmosféricas, do solo e do uso que se vai fazer.
Em terrenos de cascalho, por exemplo, recomenda-se reduzir de 1 a 3 PSI em cada pneu – e nos de terra firme, aumentar de 1 a 3 PSI. Estradas escorregadias exigem a diminuição da pressão em 2 PSI.
Pneus de largura 1.8? requerem um aumento de 2 PSI na pressão; os de largura de 2.2?-2.4?, diminua em 2 PSI. Pneus de largura de 2.4?-2.6? devem diminuir a pressão em 4 PSI.
Pneus sem câmara (tubeless) é necessário colocar 3 PSI a menos.

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https://extra.globo.com/projetos-especiais/de-carona-com-elas/saiba-como-calibrar-pneu-da-bicicleta-corretamente-17601441.html
https://www.fazfacil.com.br/manutencao/calibrar-pneus-bike/


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