Dicas para parar de fumar e os benefícios de parar de fumar.

 29 de agosto: Dia Nacional do Combate ao Fumo

 
🚭 Dicas para parar de fumar
  • Encontre Motivação
tenha algum motivo que seja maior que fumar para você, ter uma boa saúde, conseguir juntar uma grana para comprar algo que deseja.

  • Defina a data
Marcar uma data e parar de fumar de forma abrupta costuma ser mais utilizado por pessoas que decidem abandonar o cigarro por conta própria. Exemplos comuns são mulheres que descobrem estar grávidas ou qualquer fumante que seja diagnosticado com um problema de saúde em decorrência do tabagismo. Não demore marcar a data para parar de fumar de fato.
O ideal é marcar uma data para parar de fumar. Será o seu primeiro dia sem cigarro. Até ele chegar, vá reduzindo (modo gradual) aos poucos a quantidade de cigarros fumados diariamente. Se você fuma um maço (20 cigarros) por dia, por exemplo, 20 dias antes da data comece a fumar 1 cigarro a menos a cada dia.

  • Dicas para driblar a abstinência no dia a dia
Beba bastante água durante o dia, pois isso fará você se sentir melhor. Tenha uma garrafinha sempre com você e, sempre que pensar em acender um cigarro, tome um copo d’água ou chupe uma pedra de gelo,
Tenha sempre com você pequenas porções de alimentos, de preferência não muito calóricos, como cenoura, Fazer mais refeições menores ao longo do dia ajuda a combater a ansiedade;
Pratique exercícios físicos, que ajudam a controlar o peso e liberam serotonina e endorfina, neurotransmissores que dão sensação de bem-estar e aplacam a ansiedade. Procure uma atividade que você goste e crie o hábito de praticá-la sempre;
Evite ficar no mesmo ambiente com pessoas que fumam, comunicando a elas que você está no processo de parar.
faça um curso ou uma oficina, consuma formas de arte. Adicione na sua rotina atividades de que você gosta e que o coloquem em contato consigo mesmo;
Peça apoio de pessoas próximas,avise familiares e amigos sobre o seu novo desafio e peça a ajuda deles, se achar necessário.

  • Melhore sua alimentação
sua alimentação interfere diretamente em seus hábitos e vontades, nos próximos 3 meses após deixar de fumar mude completamente sua alimentação, pare de beber café, não beba álcool e se possível não coma carne ou glúten.
Parece radical mas vai te ajudar muito na desintoxicação do corpo, facilitando assim o processo. Coma muita fruta fresca, legumes, feijões, saladas e frutos secos.

  • Mexa-se
Exercício físico, vai te ajudar a manter níveis de serotonina no corpo trazendo assim a sensação de felicidade e plenitude. Corra, caminhe, dance, faça sexo com frequência, se inscreva em uma academia.

  • Elimine os gatilhos do ato de fumar
Evite locais com muitos fumantes , evite consumir bebidas alcoólicas, e café.
Elimine os cinzeiros da casa; Avise os amigos e familiares e peça que eles não convidem você para fumar. Compre incensos, aromatizantes e tudo para deixar sua casa com um cheiro agradável, lave as cortinas e roupa de cama.

  • Pense no financeiro
Todos os dias, guarde o dinheiro que você gastaria com o cigarro e o conte ao final de cada semana para ver quanto economizou. Você pode guardar até investir o dinheiro em algum passeio de que goste ou em comprar um presente.

  • Busque ajuda médica e psicológica
Mesmo com essas dicas e muita força de vontade, ainda existe um risco muito grande de voltar a consumir cigarros depois de ter parado de fumar, seja porque a pessoa não pôde lidar com os efeitos da abstinência ou não conseguiu suportar a fissura (intensa vontade de fumar).

Veja:
Programa Nacional de Controle do Tabagismo
https://www.inca.gov.br/programa-nacional-de-controle-do-tabagismo


🚭 Parar de fumar e seus benefícios à saúde
  • Há benefícios de saúde imediatos e de longo prazo para as pessoas que param de fumar.
Dentro de 20 minutos, o ritmo cardíaco e a pressão arterial baixam.
Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai para o normal.
De duas a 12 semanas, a circulação sanguínea melhora e a função pulmonar aumenta.
Entre um a nove meses, a tosse e a falta de ar diminuem.
Em um ano, o risco de desenvolver uma doença coronariana cai pela metade (em relação a um fumante).
Em cinco anos, o risco de ter um acidente vascular cerebral é reduzido ao de um não fumante – cinco a 15 anos após parar de fumar.
Em 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca de metade em relação a um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas também diminui.
Em 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o mesmo de um não fumante.

  • Pessoas de todas as idades que já desenvolveram problemas de saúde relacionados ao tabagismo ainda podem se beneficiar da cessação do tabagismo.
Benefícios em comparação aos fumantes:
Por volta dos 30 anos de idade: ganha-se quase 10 anos em expectativa de vida.
Aos 40: ganha-se nove anos em expectativa de vida.
Aos 50: ganha-se seis anos em expectativa de vida.
Aos 60: ganha-se três anos em expectativa de vida.

  • Após o início da doença com risco de morte: benefício rápido. As pessoas que param de fumar depois de sofrerem um ataque cardíaco reduzem em 50% as chances de ter outro ataque cardíaco.
Parar de fumar diminui o excesso de risco de muitas doenças relacionadas ao fumo passivo em crianças.
Parar de fumar diminui o excesso de risco de muitas doenças relacionadas ao fumo passivo em crianças, tais como as respiratórias (asma, por exemplo) e infecções de ouvido.

  • Outros benefícios
Parar de fumar reduz as chances de impotência sexual, dificuldade para engravidar, partos prematuros, nascimento de bebês com baixo peso e aborto espontâneo.


-
https://drauziovarella.uol.com.br/drogas-licitas-e-ilicitas/dicas-para-ajudar-quem-quer-parar-de-fumar/ 

Comentários